top of page
Buscar

Você é o que pensa e sente?

Foto do escritor: Ingrid NeimanIngrid Neiman

Atualizado: 5 de mar. de 2024

Você já parou para pensar que aquela voz constante na sua cabeça, cheia de pensamentos e emoções, pode não ser realmente quem você é? É como se fosse uma agitação constante de água em um pote com areia, criando uma lama obscura. E quando a mente está assim, agitada, é fácil se sentir sobrecarregado e estressado.


Normalmente, nessas situações, buscamos distrações para tentar aliviar, mas sabemos que isso não faz os pensamentos desaparecerem de verdade. A analogia é simples: para limpar a água turva pela lama, precisamos deixá-la quieta. Assim, a areia assenta no fundo, e podemos enxergar com clareza.


O mesmo acontece com nossos pensamentos. A forma mais rápida de parar de sofrer é deixar de se identificar com pensamentos e sentimentos. Como cita a Monja Tenzin Palmo, em seu livro "No coração da vida", uma das maneiras mais rápidas de obter a realização, é observar a mente e os pensamentos, percebendo que não somos nossos pensamentos e que existe algo por de trás deles - uma consciência. É na consciência que devemos prestar mais atenção. Ao reconhecer e observar nossos pensamentos, podemos identificá-los rapidamente, como reconhecer alguém que conhecemos em uma multidão. Quando um pensamento intenso surge, seguido por raiva ou tristeza, sabemos que ele pode desencadear uma sequência. Aprendemos a reconhecer o ciclo: "Ah, lá vem ele de novo!" Este é o primeiro passo para não ser dominado por esses pensamentos. Com o tempo, lidar com eles se torna mais natural, e eles perdem o poder sobre nós. ✨Dica: Procure práticas de consciência aberta no YouTube ou apps de meditação, que ajudam a contemplar os pensamentos e tentar permanecer nessa posição de observador que está por trás deles. 🌌 Lembre-se: Assim como não se define o Universo todo apenas pelas galáxias e estrelas, sua consciência não é definida ou limitada pelos pensamentos, emoções e percepções que ela apreende. A consciência simplesmente é. Descubra essa transformação ao reconhecer que você não é seus pensamentos e emoções. Permita-se ser o observador, aquele que está por trás das agitações mentais, e veja como isso pode mudar sua vida.

Psicóloga Ingrid Hionna Neiman Cavalcante

CRP: 06/160599

⚪ Atendimentos online ou presenciais

⚪ Tatuapé - São Paulo - SP.

Comentários


bottom of page